Os casos de Covid-19 voltaram a aumentar, devido à variante Delta. No Estado do Rio de Janeiro, segundo números divulgados nesta segunda-feira (23) pelo painel de monitoramento da Covid-19, oito municípios já estão com 100% dos leitos de UTI ocupados, estão três municípios do Noroeste Fluminense: Bom Jesus de Itabapoana, Itaperuna e Miracema. Os outros são Cantagalo, Nova Friburgo, Belford Roxo, Tanguá e Guapimirim.
O aumento na taxa de ocupação dos leitos de UTI é registrado tanto na rede pública quanto na privada do estado. Segundo a Associação de Hospitais Privados do Estado do Rio, a procura por atendimento em razão da pandemia aumentou de 30% para 40% nos últimos 15 dias. Na última semana, 60 novos leitos da rede municipal foram reabertos na capital. Nesta segunda, o percentual na capital é de 95% de ocupação.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, divulgou na última semana que o 33º boletim epidemiológico, dos últimos 30 dias, indicou que 286 idosos foram internados sem nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Segundo a Fiocruz, o número de internações de idosos com mais de 60 anos chegou ao maior patamar desde fevereiro. Os especialistas relacionam este aumento ao avanço da variante Delta, que já é encontrada em 53,7% das amostras analisadas pela Secretaria municipal de Saúde (SMS). No estado, as amostras analisadas destacam 60,3%. A cepa já deixou quatro mortes registradas no Rio.