Ex-reitor da UENF está entre os melhores cientistas do mundo, aponta ranking
03/12/2020 18:21 em Geral

O ex-reitor e professor aposentado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em Campos, Raimundo Braz Filho faz parte do grupo dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo. O ranking foi elaborado por uma equipe da Universidade de Stanford (EUA), liderada por John Ioannidis e intitulada “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”. Seiscentos cientistas brasileiros integram o ranking.

Raimundo, que esteve à frente da reitoria de 2003 a 2007, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ele é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Para Braz, o fato revela a dedicação dispensada às atividades acadêmicas e científicas ao longo de sua trajetória profissional, desenvolvida em tempo integral e Dedicação Exclusiva. Ele iniciou as atividades acadêmicas na Universidade Federal do Ceará (UFC), e continuou os estudos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Em agosto de 1994, o professor Braz ingressou como professor da UENF, atuando no Laboratório de Ciências Químicas (LCQUI) até abril de 2007, quando, ao completar 70 anos, ocorreu a sua aposentadoria compulsória.

“Além da satisfação pessoal, este evento reafirma a importância da UENF que, como toda universidade pública brasileira, assumiu papel fundamental na realização de pesquisa científica no País, como previra Darcy Ribeiro desde a inauguração da UnB-Brasília-DF, onde iniciei a pós-graduação em 1965”, disse Braz.

 

COMENTÁRIOS