Em homenagem ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiências, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou o manifesto "Nossa deficiência não nos define" nesta quinta-feira (3). O manifesto, que foi divulgado pelas redes sociais do Comitê, é um ensaio fotográfico produzido pela fotógrafa do CPB, Alessandra Cabral, valoriza os corpos de atletas com deficiência de três modalidades paralímpicas: natação, atletismo e tênis de mesa. A data é comemora desde 1992, após ter sido estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Na legenda das fotos, uma mensagem de satisfação para definir o sentimento dos atletas. "Não somos iguais. Para a maioria das pessoas com deficiência, a diferença está no corpo. Para nós, é um processo se olhar no espelho e abraçar a imagem que ele nos devolve. Neste ensaio especial para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência vamos provar que o corpo com deficiência também é bonito. Pode ser de modelo, pode ser de atleta. Com uma adaptação aqui ou ali pode ser o que quiser. Somos mais do que as nossas deficiências."
Segundo o CPB, o ato tem como objetivo sensibilizar e fomentar uma reflexão a respeito dos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no dia a dia, e como transformar a infraestrutura e os serviços em ambientes sustentáveis, seguros e acessíveis. No Brasil, de acordo com dados do censo do IBGE 2010, existem 45,6 milhões de indivíduos que se declaram com deficiência, o que corresponde a quase 23% da população. O decreto via lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, define a deficiência humana como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.