Chuva forte atinge várias regiões do estado do Rio
23/12/2020 15:41 em Geral

As chuvas, que caíram desde o fim da tarde de ontem no Rio, causaram estragos em diversas regiões do estado. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no distrito de Xerém, foi registrada a morte de uma mulher, identificada como Fátima Marina Fernandes de Carvalho, de 61 anos. Segundo o subsecretário de Defesa Civil de Duque de Caxias, André Xavier, ela foi retirada de uma enxurrada na localidade Posto Carreteiro, mas já não tinha vida quando foi levada para o Hospital Municipal Moacyr do Carmo.

Houve ainda o caso de uma adolescente de 16 anos que foi levada pela correnteza, mas conseguiu se salvar com a ajuda de vizinhos. A jovem chegou a ser levada para o Hospital Adão Pereira Nunes e já recebeu alta. De acordo com o subsecretário, em 12 horas, Xerém registrou 200 mm de chuva, quantidade esperada para o mês inteiro. As localidades mais atingidas foram Posto Carreteiro, Santo Antônio, Barreiros e Vila Canaã. “A gente está fazendo o levantamento e, por enquanto, ocorreram quatro desabamentos de casas com a chuva de ontem, com a força da água. Os moradores estão em casas de famílias”, afirmou, acrescentando que as equipes da Defesa Civil fazem avaliação de outras moradias onde há risco de desabamento. Durante o dia de ontem, cinco sirenes foram ativadas na região de Xerém para avisar os moradores do risco das chuvas. Segundo o subsecretário, a prefeitura está montando hoje um ponto de apoio na localidade do Carreteiro para receber moradores de áreas de risco e fazer o cadastramento das famílias atingidas. Já há um ponto de apoio em funcionamento no prédio da Residência de Obras, que é uma subprefeitura em Xerém. “As pessoas que precisarem de apoio e ajuda devem procurar esses locais”, recomendou.

A Defesa Civil também trabalha na limpeza do barro e da sujeira deixados pela enxurrada. A Secretaria de Obras está liberando as vias de acesso. Apesar da diminuição da intensidade da chuva, o subsecretário informou que a localidade segue em risco já que há previsão de que o tempo chuvoso permaneça até sábado. “O município está em estágio de atenção máxima. Principalmente as pessoas que moram em área de risco, a gente pede para ficar sempre atento aos avisos de riscos e se a chuva aumentar procurar os pontos de apoio”, recomendou. “O solo está muito saturado e pode haver novos deslizamentos”, completou. Em nota, a Prefeitura de Duque de Caxias informou que em caso de emergência, os moradores devem buscar locais seguros e fazer contato com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, por meio dos telefones 0800 0230199, 199, 193 ou 2673-2203.

Nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, a chuva também causou vários pontos de alagamentos em Campos, Macaé, Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!