Falta de peças nas fábricas faz preço dos veículos seminovos disparar
Geral
Publicado em 16/01/2021

No momento em que as montadoras de veículos sofrem com a falta de peças, o mercado de carros seminovos vive um aumento da demanda que puxou para cima o preço dos automóveis anunciados. Ao comentar os resultados de 2020 do setor automotivo, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) disse que as montadoras têm o “pior nível de estoque da história”.

O presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, afirma que o atual volume de veículos é suficiente para apenas 12 dias de faturamento. Ele atribui o movimento à falta de insumos para a produção, que puxou o preço dos 0km para cima. “A questão de preço tem um efeito da desvalorização da moeda, que afeta toda a cadeia de fornecedores, que precisam repassar isso. Além disso, insumos importantes, como alumínio, aço e outros componentes foram afetados“, destacou Moraes.

O presidente da Webmotors, Eduardo Jurcevic, avalia que o atual cenário do setor forma uma “equação perfeita” que justifica o aumento dos valores dos seminovos. “A alta dos preços existe por essa oferta e demanda, mas também pelo aumento do preço dos usados devido à falta de insumos. A gente percebeu essa alta em torno de 2 pontos percentuais, que varia muito entre os segmentos”, afirma ele.

“O brasileiro gosta de carros, olha isso como um bem. A gente acredita que parte dos gastos que não foram destinados a restaurantes e viagens foram direcionados para a compra de veículos, inclusive na geração mais nova, que tinha muito desinteresse na compra”, destaca o presidente da Webmotors.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!