O Departamento de trânsito no Rio de Janeiro (Detran/RJ) vai reabrir 42 postos de Serviços Auxiliares de Trânsito (SATs) a partir desta segunda-feira (25). Nas unidades será possível realizar serviços administrativos relativos a todos os setores do departamento, como abertura de processos, comunicação de venda, recursos de multa, emissão da ATPVe (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo) e transferência de propriedade especial de veículos de concessionárias, que estejam vedados à circulação.
No primeiro dia de funcionamento, as unidades farão apenas atendimento para procedimentos que não necessitam de agendamento (informações, abertura de processos, comunicação de venda e recurso de multas). Os atendimentos devem ser agendados. Os SATs funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, para evitar aglomeração, não é aconselhável que levem acompanhantes. A capacidade inicial será de cerca de 840 atendimentos diários. “Estamos trabalhando para que mais unidades sejam reabertas, sempre com total segurança para funcionários e usuários. Serão 42 municípios beneficiados nesse primeiro momento, mas pretendemos ampliar em breve nossa oferta de vagas e serviços”, frisou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.
Os municípios que terão os postos reativados serão: Aperibé; Arraial do Cabo; Belford Roxo; Bom Jesus do Itabapoana; Cachoeiras de Macacu; Cambuci; Cantagalo; Carapebus; Cardoso Moreira; Carmo; Cordeiro; Duas Barras; São Francisco do Itabapoana; Guapimirim, Itaocara; Laje do Muriaé; Levy Gasparian; Macuco; Magé; Mangaratiba; Miguel Pereira; Natividade; Paracambi; Paraíba do Sul Paraty; Pinheiral; Piraí; Queimados; Quissamã; Rio das Flores Rio das Ostras; São Fidélis; São João da Barra; São José de Ubá São José do Vale do Rio Preto; São Pedro da Aldeia; Saquarema Silva Jardim; Tanguá; Trajano de Moraes; Varre-Sai e Vassouras