A aplicação da segunda dose da vacina CovoronaVac para profissionais de saúde e idosos está suspensa a partir desta quarta-feira (28) em Campos, por falta de repasse por parte do Ministério da Saúde. Campos completou nesta terça-feira (27) a utilização das 2.030 doses da vacina que chegou no último domingo (25). A partir de agora, a retomada da imunização com CoronaVac depende do envio de nova remessa pelo Ministério da Saúde aos estados e, consequentemente, ao município.
No entanto, ao contrário da vacinação CoronaVac, a vacinação com AstraZeneca continua, tanto para os que vão tomar a primeira dose, quanto para os que precisam da segunda dose. “Como todos têm acompanhado, o Ministério da Saúde recebeu metade das vacinas esperadas para aplicação da 2ª dose nas últimas semanas e, com isso, o cronograma dos municípios foi atrasado para 2ª dose. E em Campos não foi diferente. Temos falado isso nas lives, em todos os nossos vídeos e, agora, temos um calendário a cumprir com as vacinas que estão chegando. Essa semana recebemos 2.030 doses e usamos para imunizar as pessoas que estavam mais atrasadas”, explica Charbell Kury, subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde.
Charbell lembra, ainda, que o próprio Instituto Butantan recomendou que a aplicação da 2ª dose seja feita com 28 dias, a partir da 1ª dose. “Caso passe desse prazo, não há problema. Vacina dada é vacina aproveitada. O importante é completar o esquema vacinal com a 2ª dose. Assim que a vacina chegar, nós iremos convocar aqueles que tomaram a 1ª dose no final de março e início de abril”, completou.