Com dificuldades financeiras, UFRJ pode fechar as portas definitivamente
Geral
Publicado em 11/05/2021

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das maiores universidades públicas do país, pode fechar as portas por conta de dificuldades financeiras. A situação foi exposta pela reitora da instituição, Denise Pires de Carvalho, que em um artigo publicado no jornal O Globo, explicou que os cortes nos orçamentos da UFRJ podem inviabilizar o pagamento de diversos serviços da Universidade.

“A UFRJ fechará suas portas por incapacidade de pagamento de contas de segurança, limpeza, eletricidade e água. O governo optou pelos cortes, e não pela preservação dessas instituições. A Universidade nem sequer pode expandir a arrecadação de recursos próprios, pois não estará garantida a autorização para o gasto. A Universidade está sendo inviabilizada”, diz o artigo.

A possibilidade de fechamento da universidade causou revolta nas redes sociais. A reitora contou que entre os serviços afetados, estão também as pesquisas de duas vacinas nacionais contra a Covid-19 que ocorrem em laboratórios da UFRJ e se encontram em testes pré-clínicos. O texto escrito por Denise destaca que desde 2013 o orçamento das universidades vem sendo cortado. O orçamento discricionário aprovado pela Lei Orçamentária para a UFRJ em 2021 é 38% do empenhado em 2012. Quando se soma o bloqueio de 18,4% do orçamento aprovado, como anunciado pelo governo, o funcionamento ficará inviabilizado a partir de julho.

 

A UFRJ é a primeira instituição oficial de ensino superior do país, com atividade desde 1792 (Escola Politécnica, a sétima escola de Engenharia do mundo e a mais antiga das Américas) e organizada como universidade em 1920. Está entre as 15 melhores posições dos mais diversos rankings acadêmicos na América Latina. A instituição conta, hoje, com 172 cursos presenciais de graduação, 4 de graduação a distância, 315 de especialização e 224 programas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

 

 

Comentários